sexta-feira, 6 de julho de 2012

A Constante Busca por Atenção

Lembro de uma atualização simples no Facebook de um amigo que dizia sobre o desespero por atenção na adolescência, tá não era exatamente isso que ele dizia, mas foi o que me deu a entender. Eu quero dizer, não me entendam mal, não estou julgando porque até eu mesma já fiz isso um dia. Isso até me levou a fuçar fotos antigas de alguns anos atrás, talvez uns cinco... não me lembro ao certo e também não vem ao caso agora (ou talvez venha). O ponto é que isso me levou a uma reflexão, que no meu caso, é sinônimo de escrever e fica ali ao lado de desabafo. Aonde eu quero chegar (ou aonde estou tentando chegar) é que se todos nós passamos por isso um dia, eu acho que é super comum querer ser notado (principalmente na adolescência). Você quer ser popular, quer ter amigos, quer mostrar a todos que é independente, que tem um futuro promissor pela frente, quer provar que é durão e consegue beber todas á noite e que é maduro o suficiente para sair para a balada sozinho e voltar embora tarde da noite. E pra que você quer provar tudo isso? Simples: para ganhar a atenção de todos e consequentemente e inconscientemente a aprovação de todos com os quais a opinião tem importância.
Acompanhem o meu raciocínio e vejam comigo que isso parece até de certa forma ser uma necessidade da idade e não foi exclusivamente coisa da minha época: eu, na minha adolescência, pintava o cabelo com tinta colorida, me vestia ora de forma gótica e outrora de "rockeirinha" para provar a todos que não me encaixava nos moldes da sociedade, repito: isso NÃO é uma crítica a nenhum estilo específico, é uma apenas uma divagação sobre o assunto. Voltando, revendo as minhas fotos vi que tinha algumas digamos até impróprias para a minha idade, confesso que cheguei a sentir um pouco de vergonha em ver algumas e até repensei como na época cheguei a postá-las. Digamos que elas eram "sensuais demais", nada explícito; porém é algo que eu não aprovaria hoje em dia. O que mais me chamou a atenção foi perceber que parece que eu não sou a única a perceber esse tipo de coisa ou a ter esse tipo de reação, esse mesmo amigo do post do Facebook expressava vergonha na legenda de sua foto por tirar fotos quase sem camisa. Agora vamos ao segundo ponto: os jovens de hoje em dia. Cada vez mais cresce o número de meninas em bailes funks, baladas ou até mesmo em "festas caseiras" que usam cada vez roupas mais curtas e dançam de forma mais provocativa ou porque todos estão fazendo, ou para despertar o interesse dos meninos...
Posso estar sendo conservadora demais afirmando um ponto de vista? Talvez.
Mas fica a pergunta: será que estamos constantemente em busca de atenção de uma forma ou de outra ou isso é apenas uma fase que tende a passar em nossas vidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou aqui :D